quinta-feira, 28 de julho de 2011

Salas de Comunicações

DATA: 09 DE AGOSTO DE 2011 - NOTURNO

SALA 1
Escola
Título
Ciclo
Autor
Ementa
EMEF CAIC PROFESSOR ZEFERINO VAZ
Diversidade cultural - Povos indígenas da Amazônia
EJA
Celia Garcia do Nascimento
Possibilitar que os alunos percebam as diferenças existentes entre os diversos  grupos indígenas ainda existentes principalmente na região amazônica, seus hábitos e costumes. As imagens têm como objetivo ilustrar o texto: “Os portugueses na América”. As imagens têm como referência o texto apresentado no caderno Diversidade e trabalho, da coleção cadernos da EJA, texto Diversidade étnica e cultural (texto 20).
EMEF CAIC PROFESSOR ZEFERINO VAZ
Especiarias
EJA
Celia Garcia do Nascimento
Que os alunos percebam a importância das especiarias como máquina propulsora para a “globalização” e interação cultural. Os vários produtos conhecidos como especiarias, sua utilização, as mais valiosas e procuradas na Europa dos séculos XIV e XV e as especiarias brasileiras, conhecidas como drogas do sertão.
EMEF VIRGÍNIA MENDES
Protagonismo Juvenil Escola e Protagonismo Juvenil
IV
Antonio Carlos Lana Ribeiro (sujeito à confirmação)
Este trabalho visa discutir e analisar o desenvolvimento do projeto Academia  Educar, desenvolvido em parceria entre a EMEF Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos e a Fundação Educar Depaschoal. Nesse sentido, trataremos das metodologias de trabalho e das facetas tratados no decorrer dos encontros. Refletiremos sobre a importância de dar voz, espaço e possibilidade de ação aos jovens dentro do universo escolar.
Fumec Cambará
“Caminho das nuvens”: uma sequência didática a partir do filme.
EJA I
Tânia Maria Ximenes
A presente Comunicação tem por objetivo socializar o trabalho realizado com turma de PEB 2 e 3 da EJA  I, a partir de sequências didáticas, em especial, a partir do filme Caminho das nuvens, que numa perspectiva interdisciplinar, contemplou os conteúdos previstos de forma contextualizada, considerando as histórias de vida e vivências dos alunos.


SALA 2
Escola
Título
Ciclo
Autor
Ementa
EMEF MARIA PAVANATTI
Interdisciplinaridade: Dia do trabalho
Todos
Educadores da EJA
Relato de experiência interdisciplinar a partir do tema dia do Trabalho.
EMEF CORREA DE MELLO
Qualificação Profissional - Projeto Piloto EJA Qualificação Profissional: ensinanças do caminhar
EJA
Carmen Ferreira da Silva & Rosana Toniato Pastorelli
O objetivo deste artigo é mostrar um breve histórico sobre o processo de implantação do projeto Piloto “EJA Profissões”, da SME de Campinas, na Unidade de Ensino. Se, por um lado, ao explicitar toda a "ovimentação" causada pelo projeto nos diversos âmbitos da SME, para deixar em evidência as dificuldades a serem superadas, por outro, busca-se destacar a importância do Projeto, no contexto da modalidade EJA. A meta maior, sem dúvida, é a elaboração de um projeto específico para a Unidade Escolar, resultado de uma práxis advinda das ensinanças cotidianas e aspectos teóricos, através da interação entre os vários segmentos sociais pertinentes, como forma de se traçar caminhos viáveis e consistentes para a integração do ensino básico com a qualificação profissional.
Palavras – chave: Educação. EJA Profissões. Currículo Integrado
EMEF CORREA DE MELLO
Qualificação Profissional e Dupla Docência - Eja, Qualificação Profissional e a Dupla Docência: Desmistificando Desafios.
EJA
Rosangela Aparecida de Oliveira Gimenez e Valdenir Pereira de Araújo
Objetivo: Trabalhar a dupla docência de forma integrada,
Abordar a relação entre educação, trabalho e cidadania,
Conhecer o perfil dos estudantes que compõem a escola,
Conscientizar os alunos sobre o orçamento familiar,
Organizar dados e estabelecer relações entre eles.
Avaliação:
Produção de relatórios, quadros e tabelas no computador,
Análise dos direitos trabalhistas,
Comparação de dados

UEF CORREA DE MELLO
EJA Profissões: A Experiência da dupla docência
EJA I
Gisele Alessandra Marchi
Relatos dos encontros e desencontros do trabalho desenvolvido em dupla docência no Projeto EJA Profissões - FUMEC - Projeto Piloto





SALA 3
Escola
Título
Ciclo
Autor
Ementa
EMEF CAIC ZEFERINO VAZ
O Uso Da Imagem - A Imagem como produção de conhecimentos
EJA
Antônio Carlos da Costa
Esta metodologia está centrada na utilização da imagem como produção de conhecimentos, podendo ser implementada com várias possibilidades pedagógicas.
Em uma delas, a(s) imagem(s) como referência para a produção de um texto. E, em outra, o conteúdo de um texto como referência, e a imagem como apoio.
Esta didática pode ser desenvolvida no ciclo ou na
EJA e não existe necessariamente um período pré-estabelecido para se fazer uso dela.O objetivo maior é o entendimento, a compreensão do assunto em questão. Há quem afirme que uma imagem fala mais que mil palavras... Os resultados comprovam isso. Nesta mostra, a transformação urbana, será o foco das imagens.
EMEF PROFº ANDRÉ TOSELO
O trabalho em ciclos - Práticas pedagogicas para o aluno D.I.
Todos
Rosana Santana, Daniela Flores, Simone Silva
"O trabalho surgiu pela necessidade dos professores compreenderem melhor a deficiência intelectual, e dessa forma poderem atuar efetivamente no aprendizado do aluno D. I..
O mesmo foi apresentado durante o trabalho docente coletivo pelas professoras de educação especial da unidade escolar.
Itens abordados:
- Histórico da educação inclusiva;
- Diferença entre doença mental e deficiência intelectual;
- Aspectos legais da inclusão;
- Práticas pedagógicas".

CEI Drª. ZILDA ARNS
Acompanhamento pedagógico dos educandos: um facilitador na tomada de decisões
Fumec
Luciano Marcos da Silva
O presente trabalho visa discutir e analisar uma proposta de acompanhamento pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. 
Elaboração da proposta pedagógica, planejamento e avaliação são os pontos norteadores do trabalho.



UEF CAMBARÁ
ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO
Fumec
Francisca E. de Lucena Santos e Terezinha Praxedes
Esta comunicação tem por objetivo socializar o trabalho desenvolvido pela professora titular e a professora de Educação Especial em uma turma multisseriada na EJA I, numa proposta inclusiva coerente com as necessidades dos alunos, envolvendo atividades pedagógicas e recursos diversificados. 


SALA 4
Escola
Título
Ciclo
Autor
Ementa
EMEF MARIA PAVANATTI
Projetos didáticos: Leitura
Todos
Ezildinha, Maria Helena e Dorotéia
Momento Ruth Rocha
EMEF CAIC ZEFERINO VAZ
O trabalho em ciclos:
Linguagem
EJA
Regina Maria Vedoato Franco
Que os alunos percebam a importância das especiarias como máquina propulsora para a “globalização” e interação cultural. Os vários produtos conhecidos como especiarias, sua utilização, as mais valiosas e procuradas na Europa dos séculos XIV e XV e as especiarias brasileiras,  conhecidas como drogas do sertão.






UEF Nave Mãe João Calmon e UEF Tancredo NevesAlfabetização e informáticaEJA I
Juliana Marques Costa e Valeria
Contel
A presente comunicação tem por objetivo socializar a experiência de trabalho de duas turmas de EJA I com informática. O trabalho desenvolveu-se com alfabetização utilizando software de alfabetização e jogos que envolviam raciocínio lógico-matemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário